A dupla que tem causado impacto na defesa

Com a debandada na defesa do Seattle Seahawks na temporada passada, muito pouco se esperava de uma defesa muito jovem e inexperiente. Esperava-se que pouco fosse produzido e que a franquia sofresse por conta de tantas perdas na offseason. Mas o Football é fantástico e os talentos para suprirem nossas necessidades sempre estiveram bem debaixo de nossos narizes. Com a saída de tantos nomes de peso, o espaço necessário para o crescimento de novas estrelas foi aberto e não nos decepcionamos.

Essa tem sido uma temporada excepcional para Frank Clark e Jarran Reed. Draftados em 2015 e 2016 respectivamente, ambos vem sendo o grande ponto positivo de uma linha defensiva que perdeu tantos nomes de peso, como Cliff Avrill, Sheldon Richardson e Michael Bennett.

 

Frank Clark

Imagem da semana 3

Clark sempre teve bons resultados,mas sempre esteve à sombra de seus antecessores, o que lhe impedia um protagonismo maior, jogando apenas na rotação da equipe.

Em 2015, Clark jogou 15 jogos, sendo reserva na maior parte dos jogos, para não dizer todos. Em seu ano de calouro, o DE conseguiu apenas 3 sacks. Mas a evolução foi logo percebida. Em 2016 Clark conseguiu a incrível marca de 10 sacks,sua melhor marca até o momento, já que no ano passado, 2017, ele chegou a marca de 9 sacks.

Na temporada atual, decorrido os 6 primeiros jogos, Frank Clark vem tendo números incríveis. Foram, 5.5 sacks, 3 Fumbles Forçados e 1 interceptação. O jogador tem neste momento da temporada, números melhores do que Von Miller e disputa seriamente com os melhores pass-rushers da liga.

Outro fato curioso é o quanto nosso Defensive End é subestimado. Desde 2016, Frank Clark é o segundo Edge com maior número de sacks, com aproximadamente 450 snaps a menos, tendo 24,5 sacks nesse período contra 26,5 de Mack que é o líder. Dadas as devidas proporções, temos ciência do grande potencial de Clark e de que ele ainda tem fundamentos a melhorar, ou seja, sua juventude + aprimoramento e teremos um pass-rusher top-5 da NFL nas próximas temporadas.

Jarran Reed

Jarran Reed comemorando um tackle para perda de jardas contra o Cardinals. (GRANT HINDSLEY, seattlepi.com)

Jarran Reed foi considerado um dos grandes “steals” (achados), do draft de 2016, porém, as expectativas a respeito do rapaz não se concretizaram nas suas duas primeiras temporadas. Quase sempre entrando em rotações, bem como Frank Clark, ofuscado por jogadores de nome, Reed teve modestos 1,5 sacks em 15 jogos em 2016 e o número se repetiu na temporada seguinte gerando uma leve frustração, já que ele foi preterido por Sheldon Richardson no miolo da linha defensiva.

Em 2018, Reed deu um grande salto de produção, até o momento, em 6 jogos, o Defensive Tackle consegui 4 sacks, tem sido fundamental para a contensão do jogo corrido e teve uma recuperação de fumble na última partida. A evolução de Reed é até mais vertiginosa do que a de Clark, mas o fato é que os dois tem desempenhado um grande football.

A verdade é que em um momento de reconstrução, peças como Clark e Reed, sendo tão jovens, são fundamentais a longo prazo. Devemos ter em mente que eles não alcançaram seus “primes” e que a evolução deve ser constante. Em breve devemos ver o Seattle Seahawks se movimentando para manter os dois sob contrato por mais alguns anos.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: